sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Visão sobre a difícil arte de ser uma artista pop

Carlos Lustosa Filho
Coluna semanal de sexta, dia 14/09/2007

Bicho, já tenho percebido que venho falando muito sobre pop. Bom, não devo negar que gosto deste tipo de música (ou do tipo de música que costuma-se chamar de pop – que engloba tudo e acaba não sendo nada... enfim, não vou entrar nesse pormenor – ufa! – diz você... hehehe). Existem exemplos bem bacanas. Clássicos como tipo... Corinne Bailey Rae (nã... ô nomezim... hehehe), Jamiroquai, alguma coisa de blockbusters clássicos como Michael Jackson (particularmente gosto da trilha do vídeo show “Don't Stop 'Til You Get Enough” e “Billy Jean”) e Madonna (cito “Deeper and Deeper”, “Beautiful Stranger” e alguma coisa do álbum “Ray of Light”). Não dá pra dizer que tudo é porcaria só por que é comercial, etc., etc. já falei sobre isso noutra coluna. Isso pra não citar os pops derivados do rock, que gosto, como A-ha, Sting/The Police, bandas dos 80, em geral e essa geração de rock eletrônico, que pra mim se enquadraria também no pop, mas é uma questão de ponto de vista.

Bom, esse texto queria comentar um pouco sobre o que está acontecendo com os artistas, ou melhor AS artistas do mundo pop – sobretudo internacional. Vamos começar da mais recente pra mais antiga – se é que eu vou conseguir delimitar isso... hehehe.

Britney Spears (ou Sperms como eu sarcasticamente chamo, tomando o epíteto que o Casseta & Planeta inventou hehehe – parcialidade chegou aí e parou, hehehe).

Rapaz, que confusão por causa da apresentação dela no Vídeo Music Awards! Mas tem razão de ser. Veja o vídeo abaixo – se tiver paciência – antes de continuar.

(Bicho, deixa eu explicar, to escrevendo essa coluna aos poucos, durante uns três dias. Nesse meio tempo apagaram o vídeo! – hehehe. Agora que eu ia colocar aquela televisãozinha do youtube. Vou ver se encontro outros ou ao menos versões ou zoações ou ao menos o áudio da música pra quem quiser ouvir. Bicho, caiu na rede, tem mais jeito não. É peixe.)

hahahaaha essa de cima é frescura, mas é engraçada! hahahah. abaixo a original. assista antes que tirem do youtube! hehehe
Gimme gimme more

Essa performance foi feita no último final de semana pro canal da MTV. Bom, tirando toda as frescuras-doidices-insanidades-vomitadas-xerecas-cachorros-cocôs e etcetera que ela vem fazendo nos últimos tempos – se é que é possível desconsiderarmos isso – acho a musiquinha até ouvível no ônibus. Não sei como vai ser o conteúdo deste retorno, assim, teremos que esperar (e fazer esforço pra lembrar) pelo dia 13 de novembro, quando ela lançará o novo álbum.

Na apresentação, devo concordar com a maioria das notícias que vi a respeito. Achei a loira distante, far-far-away, do que ela já foi (alguém se lembra daquele clipe “I’m a slave 4 U”? – sei lá como se escreve isso. Em termos de empolgação, principalemente. Nem lasciva, nem concentrada na coreografia. Tava muito morta mermo. Uma moleza de dar dó. Dá nada. Não sinto prazer em ver uma coisa dessas mas, como uma “popstar” que ela quer voltar a ser (?) ela tem que demonstrar um pouco mais de vontade.

Talvez esteja cansada do entertainment world. Sabe-se lá o que diabo passa na cabeça – que já foi careca – dessa doida. O certo é que agora, nem as performances eróticas-esfrega-esfrega-lascivas-arf-arf-arf dela vão conseguir segurá-la no mundo pop. Ela já não convencia muito por não cantar - só fazia dublagens em shows e onde quer que fosse – agora sem mexer o popozão, roçar no povo todo – ou melhor em qualquer coisa que tenha o mínimo de rigidez – como ela vai se segurar? Os fãs dela, dos anos 90-início dos 2000, acho que não vão mantê-la. Se ela não arrumar novos, com essa concorrência pesada e de melhor qualidade, não haverá empresário ou golpe de mídia que mantenha a já chamada “princesinha do pop” na crista da onda.

Ah, leiam essa matéria. Saiu quando eu escrevia a coluna.

Amy Winehouse, Lilly Allen e Vanessa Hudgens

Bom, essas três estão sempre envolvidas nas páginas dos tablóides - as duas primeiras nas seções policiais... e a última me lembra a trajetória da Britney.

Rasgando logo, não conheço a Winehouse mas quero conhecer. Escutei poucas vezes algumas faixas da moça e gostei. Tem uma pegada R&B bacana. Amigos já me indicaram dizem que o lance é do bom. Então as críticas sobre a irresponsabilidade da cantora londrina, envolvimento com drogas e canções de cunho sexual-psicotrópico não sejam apenas golpes pra fama. Vou escutar direito e depois digo alguma coisa (tomara lembrar hehehe).

A Lily Allen é uma grata surpresa pra mim. Ela é de Londres também, e estourou com a grudenta “Smile”, um reggaezinho pop bem maneiro, como há tempos eu não ouvia – sim, porque Armandinho... melhor não comentar. Tenho o “Alright, Still”, disco de 2006. Tem faixas muito bacanas, como “Knock ‘Em out”. Vale a conferida. Ah, tem um disco novo dela na praça, mas ainda não conheço.

Apresentação ao vivo de "Knock 'em out"

Vanessa Hudgens é a menina do High School Musical – uma espécie de “Rebelde” da Disney. Ela é a protagonista que protagonizou mesmo foi um escândalo de tirar fotos pelada e dizer que manda pro namorado Zach Effron (acho que é assim que se escreve) que também é protagonista de HSM. (bicho, essa sigla de trás pra frente é igual a MSH – Marvel Super Heroes – jogo de luta da capcom – hahahahaha – comentário idiota só a título de encher lingüiça).

Bom, ela lamentou as fotos terem vazado na internet, diz que é uma coisa pessoal e tudo... mas um tablóide dos EUA disse as fotos da “garotinha virginal” não foram tiradas agora que ela tem 18 anos. São mais antigas, quando ela tinha 16! Safadinha ela – comentário sarcástico. Rapaz, deixa a menina mostrar pra quem ela quiser, ora.

O chato é que ela é famosa, contratada da Disney e as fotos podem estragar a franquia HSM que atualmente é o maior sucesso dos EUA e da Disney voltado para o público infanto-juvenil. Comentário: achei mesmo esquisito ela não ter dito que as fotos não eram dela. Ora mais, era só dizer que eram de outra pessoa muito parecida. Mas ela preferiu dizer que mandou pro namorado. O que nos leva a acreditar na hipótese de que ela tirou essa foto quando era mais nova – o que levaria causaria um choque maior na conservadora sociedade estadunidense. Consigo ver no futuro, algo semelhante com a trajetória da pura Britney de "Baby one more time" que culminou com a esfregativa de Spears de "Slave..."...

Say OK - Bonitinha e sapequinha, ela - mas não beija na boca...

Falando da música. Devo confessar que escutei na rádio a música “Say Ok” da Vanessa Hudgens e achei bem legal a pegada rítmica, então, dada a facilidade, escutei o disco inteiro. Sinceramente, uma nova Brintey Spears dos anos 2000. Muitas músicas românticas, arranjos comuns que lembram as coisas pop dos anos 90, como Spears e Aguillera, ou seja nada de novo (que diabos me deu pra pensar que ia achar coisas atonais-pós-pós-modernas-ultra-contemporâneas?).

Destaco mesmo só “Say OK” que lembra a “Mas que nada” do Black Eyed Peas. Fora essa escuto “Let’s Dance” porque é trilha de um programa que eu gosto, o “Dancing With the stars”, que já falei num post anterior. De resto é resto. Pode funcionar pra pré-adolescentes, mas pro público em geral fica muito a desejar.

Essas três são as problemáticas. As três abaixo são as normais. hehehe

Beyoncè, Shakira, Ivete

Beyoncè canta pra caralho. Não gosto dos gritos que ela dá, nem muito das músicas (ah achei interessante um remix reggae de “Irreplaceble”), mas ela é uma p*** artista (com e sem trocadilho), hehehe. É a top das tops do mundo atualmente. Dificilmente é capa de revista que não seja pra mostrar aquele corpo de ébano torneado suado brilhante que exala (sem sacanagem nem nome feio que esse é uma coluna de família... hehehe).

Shakira é aquela coisa. Sabe bem onde pisa. Estratégica, mudou do lado pop-folk-rock pra um pop-latino-misturado-com-tudo assim como a sua figura. Conquistou novos públicos e tal. Preferia a antiga, mas ela continua fazendo músicas interessantes e sucesso - sem se envolver com escândalos.

A junção de Beyoncè e Shakira deu na música “Beautiful Liar” que ganhou uma categoria do VMA - a pesar de a colombiana ter dito certa vez que não tinha nada a ver com a ex-Destiny Child. Nada como o tempo pra mudar as opiniões... Ah, não gosto desta música... hehehe o clipe é melhor - pra se ter uma idéia.

Dueto vencedor do VMA

Ivete Sangalo. Rapaz, essa daqui é imune a qualquer tipo de escândalo. Tá mudando aos poucos o repertório para um pop-pós-axé-mas-volta-a-lambada. É a mais bem sucedida cantora pop do Brasil atualmente – bom, ela não tem muitas rivais, né?. Muito simpática, conquistou a imprensa e dribla qualquer nota negativa – até porque os jornalistas hipnotizados não conseguem ou não têm por que fazerem isso (será?). Enfim... gostava da música “Não precisa mudar” que ela gravou com o Saulo da Banda Eva (falei numa coluna anterior, escrita poucos dias depois do lançamento do disco Ao Vivo no Maracanã) mas já tocou tanto, tanto, que pintou aquela saturação que a gente sente às vezes.

Todas essas mulheres tão no topo ou na crista da onda da popularidade, do show business ou do foco da imprensa – no mundo ou nos seus países – nos últimos meses, por isso destaquei-as. Sei que tem mais gente e tal, mas como quem escreveu fui eu, escolhi essas, ora... hehehehe desculpem a má-criação.

Em resumo, Britney está caindo mais ainda - depois de já andar mal das pernas (e do juízo), tem gente querendo subir mas tá fazendo/se envolvendo em mais zoada do que precisa e tem aquelas que fazem o dever de casa. Mas convenhamos, juízo não é sinônimo de artista bom e vice-versa. Fosse assim, só teríamos budas cantando "Like a virgin" heheheehe. Eita pop feminino...

Até a próxima!

4 comentários:

J. disse...

caro psitaciforme, concordo com tudo que você disse, de britney a ivete.

acho que o esporte mais famoso no mundo hoje é chutar a mendiga britney, mas eu já tô com meu sapato de bico quadrado pra acertar bem no meio da tela.

despirocou por que quis...

ivete é gata e canta bem. tem que largar o axé e cantar outra coisa que eu não sei, por que ela tem cara de axezeira! :P

O nome do blog é inspirado no filme "Bonequinha de Luxo" disse...

gente!! alguém arranja uma blusa pra britney spears!!! end her misery!! NOW!!

Anônimo disse...

que tipo de musica vanessa hudgens canta ? que tipo de dança ela dança em suas musicas ?

Anônimo disse...

In my opinion here someone has gone in cycles