quarta-feira, 15 de agosto de 2007

A linguagem dos bebês

Só tem uma coisa mais terrível do que não se fazer entender, é perceber que você não compreende absolutamente nada que o seu interlocutor fala ou pior, ver o desespero dele em tentar explicar e se desesperar em tentar compreender. Quando isso acontece numa conversa entre uma mãe e uma criança de 2 anos, o quadro fica mais desesperador ainda. Aconteceu comigo ontem à tarde.

Quando cheguei em casa, a Aninha veio me perguntar alegremente se eu havia trazido para ela a "gaxilina" (para tentar escrever exatamente o que ela falou) e eu falei: o quê?; ela repetiu: a "gaxilina". Bom, nisso, ficamos pelo menos 20 minutos, ela tentando me fazer entender o que queria, e eu já desesperada sem saber o que minha filha, minha própria filha queria. Eu simplesmente cansei de tentar entender, balbuciei qualquer coisa e voltei a fazer o jantar. Ela, infelizmente, não desistiu: "fala comigo, mãe, fala, cadê minha gaxilina?". Ai, meu Deus, a maldita gaxilina, de novo...pensei comigo.

De forma que, só consegui compreender o que Aninha queria depois de perguntar se ela queria comer e ela disse que queria a 'gaxilina' que eu trazia todos os dias para ela, do trabalho. Bingo! Era tangerina o que minha filha queria, enfim...compreendi! Mas, estou colocando isso aqui para me solidarizar com os pais e mães que mal conseguem entender a linguagem dos pequeninos e prevenir os que um dia serão pais e mães, que essa é uma das tarefas mais árduas no relacionamento com os bebês. Então, resolvi mostrar algumas pérolas da Aninha: xulelo (chinelo), xuco (suco), Dé (André, seu irmão), rarde (arde), runha (unha), pixina (Priscila, a cachorrinha que ganhamos agora). Mas, o mais bonitinho é você ver a carinha dela quando pedimos para ela falar uma palavra realmente difícil, como otorrinolaringologista ou paralelepípedo, ela, simplesmente, olha para você e diz: num xei.

Sabe o que é mais incrível: Katiúscia, que é uma palavra difícil para muitos bebês, ela fala graciosamente e sem nenhuma falha: Katiúscia. Amor, mamãe te ama!

4 comentários:

Martha Carvalho disse...

Eita... só podia ser a filhinha da Kat mesmo..eheh! Criança é uma coisa fofa mesmo...

Natacha disse...

ow coisa maisi fofa da tia!!!
a partir de agora só falo gaxilina!!

O nome do blog é inspirado no filme "Bonequinha de Luxo" disse...

oww mo desu!!!!

Carlos Lustosa Filho disse...

Ora mais, é tu que fala como criança com ela, ela aprende... hehehehehe

Basta ver os comentários...